terça-feira, 8 de julho de 2014

Coletivo Bergamotas


Venho com muita felicidade apresentar a tão falada (?!!) zine que unido à um coletivo, consegui produzir. Espero que esse seja apenas o prólogo de uma grande saga em minha vida. Meus agradecimentos especiais aos integrantes do grupo, à minha irmã, Raiza, que diagramou e lançou a edição digital que agora você terá acesso (e que teve muito paciência para comigo) e ao Marte, que colaborou MUITO na impressão.

E que venha a Parte II. 
"Vontade de ser mais". 

http://issuu.com/rafaellimberger/docs/bergamotas_online


- Mas por que Bergamotas?


Quando lançamos as ideias de nomes para o coletivo e um dos nomes citados ao votar foi esse, pensamos: “Algo que pode muito bem representar um coletivo, visto que o alimento quando aberto, é unificado por vários gomos. Cada gomo uma pessoa, uma existência.”
Então, que se expanda os frutos gerados à partir daqui. ♥

CURIOSIDADES:
- A tangerina (Rutaceae), também mandarina, bergamota ou mexerica, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado, originária da Ásia (Índia, China e países vizinhos de clima sub-tropical e tropical úmido). Cientificamente, recebe o nome de Citrus reticulata e que tem como nome popular oficial de Mexerica.Bergamota ou vergamota são as denominações dadas à tangerina na região sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Mexerica é um termo mais comum na região sudeste, especialmente no Espírito Santo. Em alguns poucos lugares, como em Curitiba, é chamada de mimosa.
Existem várias espécies da fruta, sendo as mais comuns a bergamota ponkan, bergamota montenegrina, bergamota cahy e a bergamota nativa. Muito cultivada no vale do rio Caí, no nordeste do Rio Grande do Sul, é fruta símbolo da cidade de São Sebastião do Caí - RS.
Em alguns estados da Região Nordeste do Brasil, é conhecida como “laranja-cravo”, no estado da Bahia conhecida como tangerina ou mexerica. Em Santa Rita, no estado da Paraíba, é conhecida também como “laranja-crava”, sendo isto uma variação utilizada apenas nesta cidade.Nos estados do Piauí e Maranhão, é conhecida também como “tanja”, sendo isto uma abreviação de tangerina.
Em alguns poucos lugares, como em Curitiba e no litoral paranaense (principalmente em Paranaguá), é chamada de “mimosa”.
No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, qualquer qualidade de tangerina é chamada “poncã”.

Etimologia
"Tangerina" vem de "laranja tangerina", isto é, "laranja de Tânger". "Bergamota" e "vergamota" vêm do turco beg armudi, "pera do príncipe", através do italiano bergamotta ou do francês bergamotte. "Mandarina" vem do castelhano mandarina.
Há braços e MUITO obrigado para quem chegou até aqui (e pretende até continuar). ♥ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais acessadas (Duvido muito).